Queijos, que tal para hoje?
Queijos, queijos e mais queijos. Nesse friozinho, os queijos acabam sendo os protagonistas, igualmente ao vinho, bebida que vem sendo cada vez mais consumida no Brasil, muito além das estações mais frias do ano. Harmonizados, o resultado é incrível.
Mas você conhece a variedade de queijos existentes?
Nessa vasta diversidade, com certeza existe um ideal para o seu paladar – dos mais marcantes como o taleggio aos mais conhecidos do público como a mozzarella.
Um queijo bastante apreciado na Jardineira, por exemplo, é o Prima Donna, queijo holandês com qualidade de queijo italiano. E hoje vamos falar um pouquinho mais sobre esta iguaria.
Queijo Prima Donna
Assim como os melhores vinhos, os Prima Donna são maturados até adquirirem uma determinada composição de aromas e sabores. Durante a maturação há três diferentes variedades: “fino”, “maturo” e “leggero”, cada uma delas com sabor exclusivo, único e característico do Prima Donna.
Queijo holandês com qualidade italiana
Inspirado no queijo parmesão duro e no queijo Gruyère macio e adocicado, os mestres queijeiros holandeses criaram um queijo com estrutura mais macia do que o parmesão e mais firme do que o Gruyère, com gosto leve e com toques de amêndoas. No que se refere ao sabor, o Prima Donna fino se assemelha mais ao Gruyère, enquanto o Prima Donna maturo se parece mais com o parmesão. Já o “leggero” contém apenas 20,5% de gordura absoluta e apresenta um gosto leve e saboroso, o que a torna a escolha ideal para os que apreciam alimentos saudáveis.
Como resultado é insuperável tanto para pratos frios como quentes, com um derretimento eficaz e que faz dele um sucesso reconhecido.
Que tal para agora?
Em resumo, seguem algumas sugestões mais específicas de harmonização de vinho com os queijos mencionados neste conteúdo. Vamos lá:
1. Taleggio
Primeiramente: o Taleggio. Um queijo italiano semi-macio, com casca lavada e amadurecido, que recebeu o nome de Val Taleggio. Tem uma crosta fina e um aroma forte, mas seu sabor é comparativamente suave com um sabor frutado incomum. Harmoniza bem com tintos com a fruta em evidência e bom frescor, como o Defesa do Esporão Tinto.
2. Mozzarella
Ou muçarela em português. É um dos queijos mais consumidos no Brasil, podendo ser feito de leite de vaca ou búfala. Harmoniza com Sauvignon Blanc, Chardonnay, Albariño e Muscadet e espumantes.
3. Prima Donna
Em terceiro lugar aqui na lista, no entanto foi o queijo em destaque deste conteúdo, o Prima Dona acompanha bem com vinho tinto, como Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Syrah ou Zinfandel.
4. Grana Padano
Queijos duros como Grana Padano e Parmesão harmonizam com Chianti, Brunello, Barolo, Taurasi, Cannonau, Barbaresco, Rhône e Bordeaux.
5. Gruyère
Tanto os franceses quanto os suíços reivindicam sua autoria, já que surgiu na região dos Alpes, situada exatamente entre os dois países, podendo ser descrito tanto como um queijo francês quanto como um queijo suíço. É um queijo que harmoniza bem com vinhos brancos, vinhos rosés e tintos leves.
E aí, se animou em fazer uma harmonização de queijo e vinho?
Porque na Jardineira são mais de 200 rótulos de vinhos que podem harmonizar perfeitamente com seu queijo preferido e com o rodízio e buffet da casa.
Gostou deste conteúdo? Em breve falaremos sobre outros queijos e harmonizações de vinhos.
*Fonte sobre o queijo Prima Donna: primadonnaqueijo.com.br
built by Nume Company