Nada como ter motivos para comemorar. Se for para abrir um vinho, então, podemos dar qualquer desculpa.

Aliás, dia 14 de fevereiro é o Valentine’s day. Você já ouviu falar?

Primeiramente, vamos entender essa data que celebra a união amorosa entre casais e namorados em alguns lugares do mundo, como Portugal e Angola. E a tradição é demonstrar carinho entre amigos, sendo comum a troca de cartões e presentes com símbolo de coração, tais como as tradicionais caixas de bombons.

Já no Brasil, comemoramos no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio de Lisboa, conhecido pela fama de “Santo Casamenteiro”. No entanto, a cada ano aderimos cada vez mais a essa data para chamar de nossa também no calendário de comemorações.

Afinal, dia dos namorados tem de ser todo dia, não é mesmo? E não apenas os namorados devem comemorar. Isso deve acontecer entre noivos, recém-casados ou casados há mais de uma década, porque cultivar o amor com mimos, abrindo um vinho numa noite gostosa ou sair para jantar a dois, é sempre uma forma de fortalecer os laços entre os casais. E nós da Jardineira adoramos ser o palco desses encontros felizes.

Então, que tal nesse dia levar aquela pessoa especial para jantar? Já pensando nisso, o Ignácio, sommelier da Jardineira, indica 3 exemplares perfeitos de vinhos românticos da casa para acompanhar seu almoço ou jantar. Aproveite que o amor está no ar para apreciar as coisas boas da vida.

Sendo assim, vamos a esses vinhos e suas combinações? E depois, você nos diz no instagram o que achou.

 

1. Beaujolais Nouveau 

Começamos pelo Beaujolais Nouveau, um vinho tinto feito de uvas Gamay, cuja produção é realizada na região francesa de Beaujolais e Beaujolais-Villages, na Borgonha.

A uva Gamay é diferente da Pinot Noir, combinando uma acidez natural elevada com poucos taninos, dando origem a vinhos de corpo leve e bastante perfumados, sendo muito saboroso, frutado e macio. Feito para ser bebido jovem e ligeiramente resfriado (entre 14º C e 15º C).

O Beaujolais Nouveau 2020 de Drouhin inclusive, está suculento, repleto de fruta madura e concentrado no palato, mas com um delicioso frescor e uma bela e convidativa cor.

🍽️ Harmonizações:

Na companhia de aperitivos, frios, saladas e pratos leves fica incrivelmente perfeito.

 

2. Portal do Fidalgo

Em segundo lugar, temos um vinho branco feito no noroeste da Península Ibérica, às margens do rio Minho, onde encontra-se a sub-região de Monção e Melgaço. É o berço da Alvarinho, apontada como uma das mais nobres cepas autóctones portuguesas e utilizada não apenas na elaboração de brancos de qualidade, mas também na do vinho que leva seu nome, um tipo de Vinho Verde.

🍽️ Harmonizações:

Bacalhau, carne de caça, carnes vermelhas, cozinha japonesa, frutos do mar e pescados.

 

 

 

3. Chandon Brut Rosé

Igualmente perfeito para a ocasião, vamos de dica de um espumante bastante conhecido e recomendado. Possui aroma de frutas vermelhas como morango, amora, cereja e acerola, com toque sutil de especiarias doces. Já seu paladar é equilibrado, fresco, com corpo de leve para médio, cremoso e aveludado.

Elaborado pelo método Charmat, esse exemplar é assinado pela Chandon do Brasil, braço brasileiro da francesa Möet & Chandon, unindo sua arte e tradição em fazer espumantes com o nosso terroir de Garibaldi.

Equilibrado, corpo de leve para médio, fresco, cremoso, aveludado.

🍽️ Harmonizações:

Atum grelhado, carnes churrasqueadas, salada caprese, carpaccio, penne ao molho de camarão, queijos frescos ou semimoles.

 

Qual desses vinhos você escolheria para seu Valentine’s day? Estaremos atendendo das 12h às 22h na segunda-feira.

admin

Author admin

More posts by admin

Leave a Reply